Notícias

 

Biblioteca e Arquivo Histórico

No intuito de preservar, estudar e divulgar o acervo documental da Misericórdia de Matosinhos, foi em Novembro de 1997, instalada em local próprio uma Biblioteca e Arquivo Histórico.

Nesse local estão catalogados e arquivados documentos de inegável valor histórico, dos quis salientamos cerca de 350 cartas do séc. XIX dirigidas ao Bom Jesus de Matosinhos, pelos seus devotos, esperando Dele compaixão, graças e milagres de todo o género. Se muitas foram enviadas por Matosinhenses, outras há enviadas por emigrados no Brasil.

A documentação que agora faz parte do Arquivo não chegou intacta até nós por razões diversas, destacando-se delas a possível incúria dos homens ao longo dos dias, ao longo dos tempos.

Assim, muito pouco foi encontrado relativo à formação da Misericórdia e primeiros tempos de vida.

O Arquivo atual, é constituído por um núcleo de cerca de 2.300 documentos manuscritos e um razoável conjunto de livros impressos e manuscritos, que estamos a catalogar e a inventariar tendo em vista um levantamento histórico da Instituição e das suas atividades ao longo dos seus quase quatro séculos de existência.