Notícias

 

Museu de Arte Sacra

Foi inaugurado em Janeiro de 1994 e, ao longo dos últimos anos, tem sido remodelado e ampliado, assim como muitas das peças expostas devidamente restauradas

por especialistas nessa matéria.

Constituído por legados e por aquisições próprias representa um vasto e rico património de grande interesse histórico-cultural.

A Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos, consciente da riqueza histórico patrimonial de que é depositária e que há muito se constituiu em referência obrigatória da memória coletiva dos matosinhenses, tinha a intenção de salvaguardar, dar e mostrar ao público em geral o seu vasto e rico património, nomeadamente de Arte Sacra, que ao longo de muitos anos lhe foi confiado por legados ou por aquisições.

As condições para a concretização de tal sonho reuniram-se e deu-se, assim, o primeiro passo para a criação do núcleo museológico da Santa Casa que ocupa uma parte significativa do primeiro andar do histórico edifício onde se esta se encontra sediada.

A mostra agora patente não é, ainda, a versão final que todos nós pretenderíamos apresentar. É contudo uma aposta na sua divulgação e na sua rentabilização pedagógica.

Desde o seu início, a exposição tem vindo a ser melhorada, procedendo-se nomeadamente, ao restauro de múltiplas peças que se apresentavam ainda no seu estado primitivo de conservação.

A exposição encontra-se organizada em núcleos. Assim, e porque a lenda e a Imagem do Senhor de Matosinhos andam estreitamente ligadas ao aparecimento desta Irmandade, destacam-se cinquenta e quatro tábuas votivas de cariz “naif”, oferta de devotos como agradecimento de graças concedidas ou de cura de doenças.

Designadas por ex-votos, estas tábuas datam sobretudo do século XIX.

Da primeira parte da exposição incluem-se, também diversos livros do séc. XVII, entre os quais se destacam os “Estatutos da Confraria”, ou ainda a cópia da Bula Papal de Paulo V.

Em outros núcleos apresentamos ricos paramentos, onde sobressaem os atribuídos ao séc. XVIII. Mas naturalmente que o espólio do Museu não se fica por aqui. Poderemos ainda mencionar a coleção imensa de jarras vitrificadas da Vista Alegre, em Arte Nova, ou ainda os cristais opalinos, as sanefas de veludo, ou ainda os laços de adorno em seda natural pérola, com pedras multicolores, os jarrões da Fábrica de Santo António do Vale da Piedade, os crucifixos em talha dourada e também a belíssima imagem do séc. XVIII de Nossa Senhora da Misericórdia.

Valiosas peças do acervo do Museu estão a ser neste momento restauradas por técnicos de reconhecido mérito, para num futuro breve serem expostas em todo o seu esplendor, no Museu da Misericórdia.

Estamos ainda a efetuar diversas obras de vulto neste Núcleo Museológico, de modo a que possamos expor um maior número de peças e torná-lo mais funcional e atrativo.

Essas obras incluem a construção de novos núcleos expositores, pintura de tetos e paredes e remodelação total da iluminação (incluindo a do Salão Nobre, instalado no mesmo edifício), bem como da reconstrução da pintura das paredes interiores (fingimento de mármore) e de portas (fingimento de madeira exótica) que dão acesso ao Museu.